Consulta oftalmológica para crianças e adultos

Atendimento oftalmológico para toda a família. Na consulta oftalmológica, o médico avalia a saúde ocular, podendo inclusive, observar alterações que sugiram doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão. A rotina oftalmológica é indicada inclusive para crianças. A primeira avaliação se dá logo ao nascimento, com o teste do reflexo vermelho, também conhecido como teste do olhinho. Após essa avaliação, que deve ser feita preferencialmente ainda na maternidade, a criança deve ser novamente avaliada entre 6 meses e um ano de idade. Nessa consulta já é possível avaliar a refração (grau) e se o paciente apresenta algum estrabismo. O diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz.

Tratamento e acompanhamento clínico e cirúrgico de estrabismo

Existem vários tipos de estrabismo, alguns necessitam de cirurgia e outros não, apenas o acompanhamento clínico. Alguns paciente podem desenvolver uma doença chamada ambliopia, também conhecida popularmente como olho preguiçoso. A ambliopia pode ser reversível se diagnosticada precocemente. Há estrabismos que podem ter melhora significativa através de procedimentos cirúrgicos, em adultos e crianças.

Parecer oftalmológico para pacientes internados

Alguns pacientes internados podem necessitar de avaliação oftalmológica. Alterações na córnea podem surgir em pacientes que estão com a capacidade de piscar alterada, em UTI por exemplo. Também existem alterações oftalmológicas características de determinadas doenças. Um parecer oftalmológico pode ser solicitado na investigação de pacientes que ainda não tem um diagnóstico estabelecido, ou no acompanhamento de algumas patologias específicas.

Atendimento domiciliar

Pacientes que estão impossibilitados de se deslocar até uma clínica podem receber avaliação oftalmológica básica em domicílio. Idosos em home care com quadros oculares agudos, como conjuntivite e dor ocular, são os mais frequentes nesse tipo de avaliação.